Seções
Você está aqui: Página Inicial Sapiência

Sapiência

O programa Sapiência é uma realização da CCS/UFSCar em parceria com a Rádio UFSCar. Voltado à divulgação científica, pretende trazer aos ouvintes informações acessíveis sobre as pesquisas desenvolvidas nos Centros Acadêmicos dos quatro campi da UFSCar – São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino – e suas aplicações no dia a dia. A atração também aborda atividades de ensino e extensão – algumas, inclusive, abertas às comunidades interna e externa – com o intuito de mostrar a produção do conhecimento dentro da Universidade.


Programas veiculados no 1º semestre de 2016:

#T1P13 - Privacidade e segurança na web. Veiculado em 15/06/2016

Entrevistado no estúdio: Sergio Zorzo, docente do Departamento de Computação (DC) da UFSCar.

#T1P13 - A pesquisa que originou o livro "Mulher fiel - Etnografia do Amor nas prisões do PCC". Veiculado em 08/06/2016

Entrevista com Jaqueline Lima, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFSCar, sobre sua pesquisa de mestrado, que originou o livro "Mulher fiel - Etnografia do Amor nas prisões do PCC", lançado recentemente.

O Sapiência também aborda outra pesquisa que aborda o tema mulheres e prisões: o mestrando Igor Savenhago, do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da UFSCar, fez uma análise do discurso de cartas de mulheres inseridas no sistema penitenciário da região de Ribeirão Preto. Outra pesquisa abordada é sobre logística urbana, realizada pelo professor José Vieira do Campus Sorocaba da UFSCar.

#T1P12 - Extensão UFSCar - Gerontologia. Veiculado em 01/06/2016

O programa destaca os projetos de extensão realizados pelo Departamento de Gerontologia da UFSCar que atendem idosos e pessoas que atuam ou se relacionam com esse público.

#T1P11 - Extensão UFSCar - incentivo à aprendizagem das Ciências Exatas. Veiculado em 25/05/2016

Esta edição do programa aborda o projeto de extensão "Dúvidas e desafios matemáticos na Biblioteca Comunitária (BCo): desmistificando a ciência", que visa ajudar jovens estudantes dos ensinos Fundamental e Médio com suas dúvidas de matemática. Além desse projeto, saberemos um pouco mais sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica e sobre o projeto rede UFSCar Agroecológica, criado com o objetivo de integrar as ações relacionadas à Agricultura Familiar que são desenvolvidas dentro da Universidade.

#T1P10 - Inteligência competitiva e projeto de Agricultura Familiar do Campus Araras da UFSCar. Veiculado em 18/05/2016

Neste programa, o professor Roniberto Morato do Amaral,do Departamento de Ciência da Informação da UFSCar, e Karin Rocha, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da Instituição, falam sobre Inteligência Competitiva: o que faz um profissional dessa área?

O Sapiência aborda também a agricultura familiar, que hoje é a principal responsável pela produção de alimentos no Brasil. Embora tenha participação fundamental no plantio de alimentos, este modo de produção enfrenta desafios diários para manter plantações saudáveis. Com o intuito de amenizar estas dificuldades e auxiliar pequenos produtores, o Grupo de Pesquisas em Espécies Hortícolas e Paisagismo (GPHP) da UFSCar realiza estudos voltados à agricultura de base sustentável. Seu objetivo é aproximar os problemas reais dos produtores com soluções que possam ser colocadas como alternativas à produção.

#T1P9 - Equipe da UFSCar realiza estudos no Rio Doce pós-tragédia de Mariana (MG). Veiculado em 11/05/2016

Essa edição do Sapiência apresenta o trabalho da equipe de pesquisadores do Campus Sorocaba da UFSCar que desenvolve estudo na região de Mariana (MG), atingida por um derramamento de lama após o rompimento de uma barragem da Samarco, em novembro do ano passado, na que é considerada uma das maiores tragédias ambientais já ocorridas no País.

O programa trata, também, da Sustec Jr., empresa júnior do Campus Araras. Em seus seis anos de atuação, a Sustec oferece vários projetos sociais que visam beneficiar a população.

#T1P8 - Professor da UFSCar lança livro com textos inéditos de José de Alencar. Veiculado em 04/05/2016

Nesta edição do programa o professor Wilton José Marques, do Departamento de Letras da UFSCar, fala sobre o livro finalizado por ele e intitulado "Ao correr da pena (folhetins inéditos)", de José de Alencar, que contém oito textos inéditos do autor romântico publicados no jornal carioca Correio Mercantil, entre setembro de 1854 e julho de 1855. Os textos são ditos inéditos pois nunca foram republicados, não foram recolhidos e nem estudados.

#T1P7 - A agressividade como marca dos discursos políticos na mídia. Veiculado em 27/04/2016

Nesta edição o Sapiência aborda uma das principais marcas dos discursos políticos atuais: a agressividade. A professora Vanice Sargentini, docente do Departamento de Letras e coordenadora do Laboratório de Estudos do Discurso da UFSCar, explica como todo aparato midiático atual acaba contribuindo para a construção de uma política como espetáculo.

Além desse assunto, os ouvintes conhecerão também uma substância que demonstra potencial para ser usada no tratamento de câncer, podendo reduzir os efeitos colaterais. Trata-se de uma molécula isolada do gengibre, que está em fase de testes na UFSCar e apresentou resultados positivos contra células de câncer de mama e também já se comprovou que a substância inibe metástases pulmonares, ósseas e cerebrais. Além desse estudo, o Sapiência apresenta outras pesquisas da UFSCar que trabalham no desenvolvimento de fármacos contra o câncer, analisando a ação de metais e o seu potencial no combate à doença.


#T1P6 - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Veiculado em 20/04/2016

Nesta edição o Sapiência aborda o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Para falar sobre o assunto, participam do programa Giovana Escobal, vice-coordenadora do Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (Lahmiei), Ana Arantes, professora do Departamento de Psicologia, e Fernanda Calixto, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, todos da UFSCar.
Outro assunto em pauta no programa são as novas tecnologias desenvolvidas para ampliar os ciclos de reuso e possibilitar a retirada de sais da água. Uma pesquisa realizada no Laboratório de Tecnologias Ambientais (Latea), do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UFSCar, analisou o potencial do uso de produtos da biomassa para baratear os processos de tratamento da água, além de ampliar o uso de materiais que seriam descartados.
Ainda falando sobre recursos hídricos, o Sapiência divulga outras pesquisas, realizadas no Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS) do Campus Sorocaba da UFSCar. Estes estudos revelaram que, para além das chuvas, a preservação e o adequado manejo das florestas são fundamentais para a conservação da água no Planeta.


#T1P5 - Sapiência Especial 2 #UFSCarContraAedes. Veiculado em 13/04/2016

Neste segundo especial #UFSCarContraAedes, abordamos as doenças atualmente associadas à infecção pelo Zika vírus: a microcefalia e Síndrome de Guillain Barré.

Para falar sobre o assunto, foram entrevistados a professora Débora Gusmão Melo, do Departamento de Medicina, o docente Thiago Russo, do Departamento de Fisioterapia, e a pesquisadora Gardenia Barbosa, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e também integrante do Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Motricidade, todos da UFSCar.

#T1P4 - Sapiência Especial #UFSCarContraAedes. Veiculado em 06/04/2016

Nesta edição temos um programa especial sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças por ele transmitidas – dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Os professores da UFSCar Bernardino Alves Souto, do Departamento de Medicina, e Larissa Riani, do Departamento de Fisioterapia, falam sobre ações efetivas de combate ao Aedes aegypti e como adquirir um controle epidemiológico.

Outras dúvidas são esclarecidas no programa: quais as diferenças de sintomas entre as quatro doenças? Há tratamento? E como controlar a proliferação do mosquito? Também é abordado o preparo da rede pública para lidar com diagnóstico e tratamento dessas doenças. 


#T1P3 - Imagem das religiões no Brasil. Veiculado em 30/03/2016

Nesta edição do Sapiência o professor André Ricardo de Souza, docente do Departamento de Sociologia e coordenador do Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política da UFSCar, fala sobre as razões que estão levando ao crescimento da imagem negativa das religiões no Brasil. O especialista também aborda a importância da dimensão religiosa para a sociedade. Além desse assunto, o programa traz uma reportagem sobre o Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável da UFSCar, que reúne pesquisadores da Universidade, e também da USP, Unicamp, Unesp e UFSC.

Os ouvintes também vão poder compartilhar da experiência de um professor e duas alunas do curso de Química do Campus Araras da UFSCar que, por meio do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade, estiveram em Barra Grande, Bahia, com o intuito de lecionar aulas em um Colégio Municipal. Nesse período também houve filmagens para a produção de um documentário e atividades para que eles conhecessem o lado cultural da cidade.

#T1P2 - Discriminação contra homossexuais nas escolas. Veiculado em 23/03/2016

Neste programa, a professora Viviane Mendonça, docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação da UFSCar, fala sobre pesquisas desenvolvidas na Universidade que abordam a discriminação contra homossexuais nas escolas.

O Sapiência também apresenta uma descoberta de pesquisadores da UFSCar que apontou que os lagartos Teiús são capazes de controlar sua própria temperatura corporal; e um projeto de extensão realizado no Campus Lagoa do Sino da UFSCar que beneficia comerciantes do setor alimentício, por meio de um curso que leva informações sobre a correta manipulação dos alimentos.

#T1P1 - As informalidades no trabalho. Veiculado em 16/03/2016

Assuntos abordados: A informalidade no mercado do trabalho e o uso das redes sociais virtuais (pesquisas do Campus São Carlos); sensores inovadores desenvolvidos para a detecção de doenças, como Parkinson e anemia falciforme, e também para avanços ambientais, como detecção de pesticidas e metais pesados (Campus Araras); e construção do baja, carro para percursos irregulares criado por alunos dos cursos de Engenharia do Campus São Carlos e que permite estreitar as relações dos conhecimentos teóricos e práticos e também fortalecer o empreendedorismo, a criatividade e trabalho em equipe.